sábado, 30 de agosto de 2008

Reter líquidos pode resultar em ganho de peso

As mulheres, principalmente, que o digam: não há sensação pior que a de ter ganhado uns quilos extras do dia para a noite.
Só que nem sempre essa “engordada” significa excesso de gordura no corpo. A culpa por esse inchaço repentino pode ser da retenção de líquidos pelo organismo, que acaba causando um breve, porém indesejado, “efeito sanfona”.
Muitas pessoas desconhecem, mas, em alguns casos, podem ganhar de um a dois quilos durante o dia por conta da retenção de líquidos. Inúmeros são os fatores que levam a esse aumento de peso, bastante evidente nas mulheres na época da tensão pré-menstrual e no período menstrual.
Nesses casos, os especialistas explicam que não há com o que se preocupar. Somente quando a retenção de líquidos se deve a outros fatores é que precisa ser investigada. A endocrinologista Márcia Fabiana Seki explica que ali podem estar “camuflados” casos de problema renal, cardíaco, hormonal ou vascular.
“A insuficiência renal pode provocar edema por uma deficiência dos rins em eliminar água, enquanto a insuficiência cardíaca, por dificuldade do órgão no bombeamento sanguíneo adequado e pela hipertensão”, comenta a médica. Além disso, problemas de funcionamento da tireóide, insuficiências venosas e linfáticas também podem causar o distúrbio.

0 comentários: