domingo, 31 de agosto de 2008

Furacão não consegue segurar o Palmeiras

Em jogo movimentado na Arena da Baixada,o Atlético-PR foi derrotado pelo Palmeiras pelo placar de 2 a 1.
O Palmeiras abriu o placar com Diego Souza de cabeça,pouco tempo depois em penalti duvidoso o Atlético empatou com Alan Bahia em uma cobrança de penalti com a polêmica paradinha tão contestada pelos goleiros,mas o Palmeiras que esteve melhor durante todo o jogo não decepcionou e com um gol de placa,Diego Souza tão contestado pela torcida fez o gol da vitória palmeirense que mantece o time alvi-verde de Palestra Itália na caça ao líder Grêmio que conseguiu uma vitória apertada sobre o Vasco dentro do Olímpico com um gol no finalzinho,mantendo assima diferença de 5 pontos para o vice-líder Palmeiras.

sábado, 30 de agosto de 2008

Reter líquidos pode resultar em ganho de peso

As mulheres, principalmente, que o digam: não há sensação pior que a de ter ganhado uns quilos extras do dia para a noite.
Só que nem sempre essa “engordada” significa excesso de gordura no corpo. A culpa por esse inchaço repentino pode ser da retenção de líquidos pelo organismo, que acaba causando um breve, porém indesejado, “efeito sanfona”.
Muitas pessoas desconhecem, mas, em alguns casos, podem ganhar de um a dois quilos durante o dia por conta da retenção de líquidos. Inúmeros são os fatores que levam a esse aumento de peso, bastante evidente nas mulheres na época da tensão pré-menstrual e no período menstrual.
Nesses casos, os especialistas explicam que não há com o que se preocupar. Somente quando a retenção de líquidos se deve a outros fatores é que precisa ser investigada. A endocrinologista Márcia Fabiana Seki explica que ali podem estar “camuflados” casos de problema renal, cardíaco, hormonal ou vascular.
“A insuficiência renal pode provocar edema por uma deficiência dos rins em eliminar água, enquanto a insuficiência cardíaca, por dificuldade do órgão no bombeamento sanguíneo adequado e pela hipertensão”, comenta a médica. Além disso, problemas de funcionamento da tireóide, insuficiências venosas e linfáticas também podem causar o distúrbio.

Curitiba tem a melhor nota em educação entre as capitais brasileiras

O Paraná tem 399 municípios. Mas é em Curitiba que se pode encontrar as escolas que se encontram nos dois extremos da nova lista divulgada pelo Ministério da Educação. Na medição feita pelo Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007, a escola municipal São Luís, entre os bairros Água Verde e Batel, só tem o que comemorar. Ficou com a maior média do estado: 7,1. É também na capital que está o menor Ideb paranaense. A nota 2,8 foi aplicada às séries iniciais da educação básica na escola municipal Madre Antônia, no Tarumã.
As médias do Ideb por escolas e municípios foram divulgadas ontem no site Instituto de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep) e variam de 0 a 10. Apesar dos altos e baixos, porém, Curitiba obteve um bom resultado geral no índice. Com nota 5,1, manteve-se pela segunda vez consecutiva como a capital do país com melhores notas de 1ª a 4ª séries (veja mais no infográfico). O menor Ideb (3,2) foi de Belém, no Pará.Já na avaliação feita de 5ª a 8ª séries, Curitiba está em segundo lugar entre as capitais brasileiras, com média 4,1. O menor índice (2,3) é de Recife, em Pernambuco. A maior média por escolas, entre as séries finais do ensino fundamental, foi 6,2, para a Aline Pichetti, de administração estadual. O menor desempenho ficou com a escola José Almeida, em Mariluz, na região noroeste, com 1,6.

Cataratas do Iguaçu, tranqüilidade e beleza de encher os olhos

As Cataratas do Iguaçu são o segundo mais importante atrativo turístico que atrai estrangeiros ao Brasil, ficando atrás somente da cidade do Rio de Janeiro. E não é para menos. Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1986, as Cataratas seduzem pela grandiosidade e quantidade de quedas d’água: 275 saltos ao total. Uma imensidão de água que proporciona um espetáculo único. Anualmente milhares de pessoas do mundo inteiro, entre reis e rainhas, príncipes e princesas, presidentes, artistas e personalidades em geral, juntam-se aos turistas anônimos que incluem Foz do Iguaçu no roteiro de suas viagens. Para chegar diante do maior espetáculo natural da Terra, o visitante percorre por uma estrada de 12 quilômetros que corta a reserva até o início das passarelas, saindo do Centro de Visitantes. A partir daí já é possível deslumbrar a primeira paisagem das Cataratas. O ponto de partida permite uma vista panorâmica da Ilha San Martin e de vários saltos pertencentes ao lado argentino, porém, é do lado brasileiro que se tem uma visão mais ampla. Durante o passeio os visitantes fazem várias paradas nos mirantes para registrar as belezas naturais com suas máquinas fotográficas e filmadoras. Antes de finalizar o passeio, os turistas ainda vão se surpreender com o turbilhão de água que forma a Garganta do Diabo, o mais famoso conjunto de saltos.
Por final, desfrutam o conforto do Espaço Naipi, composta por decks, elevador panorâmico, lanchonetes e lojas de souvenires, além de ficar a poucos metros do conjunto de quedas Salto Floriano.

Segundo pesquisa Datafolha, Richa seria reeleito no 1º Turno em Curitiba

O atual prefeito de Curitiba Beto Richa(PSDB),candidato a reeleição à prefeito da cidade teve 71% de intenções de votos numa pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, divulgadas pela TV Globo.

Atrás de Richa,vem o candidato do PT, Gleise Hoffman com apenas 15% das intenções de votos,depois aparecem Fábio Camargo(PTB) com 2% e Carlos Moreira(PMDB) com 1%, os outros candidatos não foram citados ou não alcançaram 1%.

A pesquisa 848 eleitores entre os dias 21 e 22 de agosto.A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 1707/2008.

Curitiba apresenta deflação de 0,34% em nova prévia

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), em Curitiba, apresentou deflação na segunda prévia de agosto, variando em -0,34%, de acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgados nesta sexta-feira (29). Os preços referem-se aos últimos 30 dias terminados em 15 de agosto. O acumulado do ano ficou em 3,91% e o índice dos últimos 12 meses em 5,58%. A queda nos preços do vestuário e dos combustíveis foi a maior responsável para o índice negativo.
Os itens com alta que mais contribuíram no índice geral foram conserto de veículos (4,26%), automóvel de passeio nacional zero quilômetro (1,69%), almoço e jantar fora de casa (1,87%), frango inteiro resfriado (10,50%), tratamento dentário (3,51%), automóvel de passeio e utilitário usado (0,61%), móvel para copa e cozinha (9,05%), aluguel de moradia (0,48%), empregada doméstica (1,57%) e brinquedos e jogos (4,72%).
Em queda, os itens que mais influenciaram o índice foram gasolina (-9,51%), álcool combustível (-10,62%), casas noturnas (-9,45%), conjunto infantil (-40,68%), leite pasteurizado (-4,31%), tomate (-23,91%), agasalho feminino (-13,70%), agasalho masculino (-12,82%), calça comprida masculina (-5,11%), e passagem de avião (-5,56%).
Para o cálculo da inflação, o Ipardes coleta, mensalmente, em Curitiba, cerca de 60 mil preços de produtos consumidos por famílias que possuem renda mensal que varia de 1 a 40 salários mínimos, ou seja, que ganhavam de R$ 415,00 a R$ 16.600,00.

Trânsito paranaense piora a cada dia

Quem anda de carro nas grandes cidades talvez nem precisasse ler as estatísticas. Dirigir em Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel ou Foz do Iguaçu tornou-se um tormento. São horas de trânsito intenso, não apenas nos chamados “momentos de pico”. O incauto cidadão que se atrever a percorrer as ruas da capital paranaense no meio da tarde se assustará, pois levará longos minutos para andar duas ou três quadras.
É certo que o retrato da indústria automotiva é semelhante ao da economia, que ainda comemora o “grau de investimento” dado pelas agências de risco. Mais carros produzidos e vendidos significam empregos garantidos nas montadoras e nas revendedoras. O mercado indireto de auto-escolas, mecânicas, lojas de autopeças e afins também cresce.0 É o tal círculo virtuoso, que só pode ser festejado.
Mas as cidades não conseguem mais comportar demanda tão grande de carros nas ruas. Curitiba, que até cinco ou seis anos tinha um trânsito relativamente calmo, tornou-se a cópia reduzida de São Paulo. Tanto que há um projeto de lei na Câmara Municipal sugerindo a instituição do rodízio medida impopular e impensável na teoria, mas que na prática acaba sendo uma opção plausível para a cidade. O exemplo de Curitiba resume a falta de avanço da infra-estrutura de todo o Brasil, mesmo que “nunca na história deste País” tivéssemos um ritmo tão constante (e seguro) de crescimento. Estamos crescendo, gerando mais riquezas e melhorando a vida de muitos. Mas o bolo, como dizia Delfim Netto nos tempos do “milagre econômico”, ainda não foi dividido corretamente. Nem com os mais carentes, nem com os setores mais necessitados.

Companhia de saneamento básico do Paraná implanta barreira para evitar contaminação da água

Uma barreira de proteção foi montada pela Sanepar, na última sexta-feira (21), na estação de captação de União da Vitória 320 km distante do local do acidente com o óleo da Repar. A estação abastece cerca de 73 mil pessoas dos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC). A medida foi tomada como prevenção, uma vez que nova análise de amostras do rio Iguaçu constatou que não houve contaminação por elementos leves do petróleo, como o hidrocarboneto. A coleta da água foi feita na manhã de hoje em vários trechos do rio. O estudo é feito por técnicos da Sanepar (Companhia de Abastecimento do Paraná) e do Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento). De acordo com relatório da Defesa Civil do Estado, divulgado hoje, um pouco do óleo (não se sabe a quantidade) passou a sexta barreira de contenção, situada em Balsa Nova (43 km de Curitiba). O produto já foi recolhido. Lanchas com sugadores vindas dos Estados Unidos estão sendo usadas na quinta barreira, em General Lúcio, distrito de Araucária, para ajudar a recolher o restante do petróleo derramado. O plano de remediação _monitoramento da água do rio e recuperação da fauna e da flora_ deverá ser executado por pelo menos seis meses. O relatório de impacto ambiental, que estava previsto para hoje, deve ser concluído em três meses. Ele conterá um balanço das condições do leito do rio, do solo, do solo freático, da flora e da fauna da região. Somente depois da conclusão do relatório, o governo do Paraná e a Prefeitura de Araucária definirão valores de indenização. O valor da multa também depende da finalização do relatório de impacto, para cada dano ambiental há uma multa, segundo a assessoria do governo paranaense. A promotora de Meio Ambiente do Ministério Público de Araucária, Stella Burda, afirmou que deverá analisar, até o final da próxima semana, a documentação recebida, na quinta-feira (20), da Repar _plano de emergência e licença ambiental, entre outros. Um pronunciamento do Ministério Público deverá ser feito a partir desta análise.

Coxa vai a Minas para derrubar o Cruzeiro

Depois do empate em 2 a 2 com o tricolor paulista e uma semana só de treinos,o Coritiba vai ao Mineirão as 18:10 para enfrentar o Cruzeiro buscando se firmar na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América, o clube ocupa a 8ª posição com 36 pontos conquistados.
O Coxa ainda terá o reforço do lateral Rodrigo Heffner que saiu de campo machucado contra o São Paulo,ele fez a recuperação durante a semana e diz estar 100% para o jogo deste domingo, o único desfalque deve ser mesmo só o do zagueiro Felipe.
Mesmo sendo poupados alguns titulares do treinamento no decorrer da semana,o Coxa deve vir a campo contra o Cruzeiro com a mesma formação que enfrentou o São Paulo no Couto Pereira no último domingo.

Embalado Paraná Clube pega o Marília na Vila Capanema

Depois da vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza na ultima terça-feira,o Paraná tenta manter a boa fase no jogo contra o Marília na Vila Capanema neste sábado as 16:10,mesmo vencendo na última rodada o Paraná continua na 18ª posição da série B com apenas 20 pontos,se vencer pode ficar fora da zona de rebaixamento e empurrar o próprio Marília pro grupo dos 4 piores times que caem para série C.
O clube aposta no destaque da última partida, o atacante Leonardo que retornou recentemente ao time depois de uma passagem apagada pelo Flamengo, o jogador ainda não está na sua melhor forma, ele espera continuar a ajudar o tricolor paranaense a sair da situação complicada em que o clube se encontra.

Depois de triunfo na Sul-Americana, Furacão vai pra cima do vice-líder

O Atlético-PR pega o Palmeiras neste domingo na Arena da Baixada as 16:00(horário de Brasília),mesmo após ter eliminado o São Paulo da Copa Sul-Americana na última quarta-feira dentro do Estádio do Morumbi, o técnico do furacão,Mário Sérgio,prevê dificuldades no duelo contra o Alvi-Verde paulista, mesmo porque o técnico nunca venceu uma equipe treinada pelo estrategista Vanderlei Luxemburgo.
- Qualquer jogo contra o Vanderlei Luxemburgo você tem de respeitar. Qualquer máxima quando enfrenta o Vanderlei não vale. Sou próximo a ele e acho que vai ser um jogo dificílimo. Nunca ganhei do Vanderlei, talvez esse seja a grande oportunidade – comenta o treinador do Atlético.
Mas o clube conta com dois reforços poupados do jogo contra o São Paulo no meio de semana,são eles Ferreira e Julio Santos que segundo o treinador estavam sentindo muito a parte física e precisavam ser poupados na competição continental.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Caros leitores,está chegando um novo blog jornalístico com todo o tipo de informações,notícias,e muito mais sobre o todos os Estados do Brasil e também vários países do mundo!!

A grande estréia acontece neste sábado,dia 30/08/2008,fiquem atentos ao blog e acompanhem todas as informações que acontecem aqui no Paraná!!Obrigado a todos os leitores e tenham uma ótima semana!!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

.